By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
This petition is closed
Apoie a campanha pela lei da economia solidária no Brasil

This petition is closed
50 Supporters

Rodrigo D.
started this petition to
Câmara dos Deputados, Brasil

Atualmente o poder das corporações está no comando do nosso planeta e da nossa vida e não os governos escolhidos por nós - em países que se consideram democráticos - como nós somos levados a pensar. Precisamos lutar pela divisão igualitária de riquezas e responsabilidades sobre a vida das pessoas e do planeta.

A economia solidária é uma iniciativa para mudar a situação atual e tornar o capitalismo mais próximo das necessidades dos povos. Para fortalecer esta proposta de desenvolvimento justo, sustentável, diverso e solidário, foi criada a Campanha pela Lei da Economia Solidária. O objetivo da Campanha é conseguir criar a primeira lei brasileira que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie as iniciativas da economia solidária, dando espaço para as pessoas poderem se organizar em cooperação, com justiça e preservação ambiental. Apoie!! http://cirandas.net/leidaecosol

A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.

O texto integral do Projeto de Lei está disponível no site http://cirandas.net/leidaecosol

Posted (Updated )