Entendi
Alteração da legislação portuguesa, que permite o abate indiscriminado do carvalho negral (Quercus pyrenaica)

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Ludovina L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Ludovina L.
começou essa petição para
Governo português, Assembleia da República Portuguesa
O carvalho-negral é considerado como pouco produtivo, pois a sua madeira, embora nobre, tem fraco aproveitamento segundo os padrões económicos acuais. Devido ao aumento dos combustíveis fosseis, estas árvores, algumas delas de grande porte e com várias centenas de anos, estão a ser cortadas sem qualquer proteção legal. Outras razões, estas ainda hoje consideradas pouco rentáveis como a necessidade de preservar a diversidade biológica dos ecossistemas florestais não são tidas em conta. É sem dúvida aqui que o seu papel se torna importante, contribuindo para:
- Proteger o solo contra a erosão e fertilidade do mesmo;
- Diminuir os riscos de incêndio;
- Permitir a continuidade da economia tradicional;
- Preservar a paisagem tradicional...
Os bosques monoespecíficos de carvalho-negral ou carvalho-pardo das Beiras (Quercus pyrenaica) são característicos das vertentes viradas ao Rio Côa. A acção do Homem através o uso do fogo, corte, pastoreio e agricultura tem reduzido esta comunidade a manchas dispersas, algumas de dimensão considerável mas normalmente abertas devido ao fogo, confinadas aos locais mais frescos e húmidos. Para além da sua beleza, no seu sob-coberto ocorrem com frequência espécies arbustivas tais como a giesteira das serras (Cytisus striatus), o tojo gadanho (Genista falcata), o trovisco fêmea (Daphne gnidium), a urze vermelha (Erica australis) e o endemismo ibérico denominado rosa albardeira (Paeonia broteroi).
Por todos esses motivos, esta espécie deve ser protegida.
Postado (Atualizado )