Entendi
NÃO ao aumento da passagem, SIM à licitação do transporte público

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Mateus D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Mateus D.
começou essa petição para
MPE - Ministério Público Estadual do Estado de Sergipe, João Alves Filho, prefeito de Aracaju

2013 chegou e com ele os anúncios de aumento na passagem. Nesta terça-feira (29/01), o SETRANSP, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju, entregou à SMTT um ofício solicitando um reajuste na tarifa de ônibus para R$ 2,52, absurdos 12% de reajuste (frente aos 9% de inflação)! Enquanto isso, o sistema de transporte público opera sem licitação, com infraestrutura defasada e irregularidades absurdas!

O fundamento desse reajuste é o crescimento dos custos com a manutenção do sistema, que tornou o preço da tarifa defasado. Mas se tal argumento é verdadeiro, por que as empresas não apresentam os custos e os lucros do sistema de transporte coletivo?

Nas últimas décadas o reajuste da tarifa vem se dando a portas fechadas, num acordo obscuro entre gestores municipais e empresários do transporte. Agem, inclusive, contrariando a Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 241 obriga que todo aumento na tarifa de ônibus passe pela Câmara de Vereadores.,

Ano passado, por pressão de alguns setores da população, o aumento na tarifa foi barrado. Devemos alcançar mais uma vez esta vitória! É necessário a população mostrar como se sente desrespeitada, desta vez com maiores proporções.

Postado (Atualizado )