Entendi
Esta petição foi encerrada
Oi S.A.: Recuperação da xilografia "Tucanos", de Iza Costa!

Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Rodrigo D.
começou essa petição para
Oi S.A., Ministério Público do Estado de Goiás

"Também não impressiona mais a pintura gigantesca dos tucanos de Iza Costa. O primeiro dos painéis do Galeria Aberta, também era o maior. A representação ocupava 800 metros quadrados da empena de um edifício pertencente à Telegoiás, a antiga companhia telefônica do Estado, hoje encampada pela multinacional Brasil Telecom. Situado exatamente no número 700 da Rua 3, atrás do Grande Hotel. Os tucanos, que estiveram em diversos cartões-postais, foram enxotados daquela parede. No lugar, foi colocado um gigantesco anúncio de celulares da empresa proprietária do edifício
Iza Costa já era uma artista plástica bastante conhecida em Goiás, com exposições no exterior figurando em seu currículo, quando liberou a xilogravura Tucanos para a primeira reprodução. O empresário Pedro Vasco, proprietário da extinta Ellus Construtora e Incorporadora, a principal patrocinadora do Galeria Aberta, não pouca elogios à artista. Para ele, um dos motivos de exaltá-la tanto “é que tinha de ter alguém que iniciasse o processo com coragem e dedicação. E qual era o receio, que me lembro, das pessoas na época? Que a obra dele não fosse retratada com a fidelidade”. E sentencia a defesa do nome da artista, mais que de seu obra, propriamente dita: “o carro-chefe de todos eles foi a Iza Costa”."

Fonte: FARIAS, Salvio Juliano Peixoto. Galeria Aberta: uma história por múltiplos atores. FAV:UFG, 2005. Dissertação de Mestrado.

OBS.: A figura utilizada nesta petição é uma edição produzida através de imagens retiradas da mesma dissertação de mestrado.

- Quando cheguei do interior do estado, ainda menino, a imagem mais marcante da capital goiana foi a de enormes tucanos pintados num prédio do Centro. Meus olhos de criança nunca haviam visto desenho tão lindo. Tratava-se da xilografia "Tucanos" de autoria da artista plástica Iza Costa e que ocupava uma das laterais do prédio da antiga Telegoiás. Foi a primeira pintura a embelezar prédios do Centro de Goiânia, em função do projeto Galeria Aberta, iniciado ainda em 1984.

- No governo FHC, ocorreu a privatização do setor de telecomunicações no Brasil e a Telegoiás foi adquirida pela multinacional Brasil Telecom que, sem respeito algum pelo patrimônio cultural da cidade de Goiânia, destruiu a xilografia do prédio que passou a fazer parte de seus ativos. O local passou a ser utilizado para exposição de propagandas de planos de celulares. Que tragédia!

- Hoje, a sucessora da Brasil Telecom é a Oi S.A. que carrega consigo uma enorme dívida para com a cidade de Goiânia, seu povo e a artista Iza Costa: a destruição da xilografia "Tucanos". Desta forma, exortamos a gigantesca do setor de telecomunicações a resgatar este débito e recuperar a pintura que ocupava o prédio da qual passou a ser proprietária. Quem caminha pela Rua 3, quer ver de novo os "Tucanos", expressão artística que não deve ficar só na memória e fadada ao esquecimento, mas viva na contemplação daqueles que sabem admirar o belo.

Postado (Atualizado )