Entendi
Pedimos o reconhecimento da "Arte Marinheira e Navegação Caiçara" como bem cultural e permacultor.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Circuito T. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Circuito T.
começou essa petição para
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Ministério do Meio Ambiente
É um conhecimento único, exposto ao risco de extinção. Possui salientes aspectos de permacultura no manejo do pescado e atividades em Mar através de calendários e derrotas mentais próprias,passados de geração a geração, configurando circuitos que se equilibram no meio onde ocorrem ou ainda ocorreram.
É uma ótima fonte de informação tecnológica e sustentável para navegação: a vela, a remo, com correntes de maré e bombeamento de maré.
Antes mesmo de restrições legais já possuíam definições de períodos de defeso e montavam uma cronologia anual do pescado a ser capturado dentro das demandas de mercado e de subsistência.
Este tipo de navegação é também uma ótima oportunidade de exploração do ecoturismo com importantes aspectos sensoriais, sendo uma porta de entrada para trabalhos de reeducação do homem aos elementos de regiões de estuários na região sudeste do Brasil.

Postado (Atualizado )