Entendi
Pare o genocídio pela mineração de ouro e liberação de arsênio em Paracatu

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sergio D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sergio D.
começou essa petição para
Presidente da República do Brasil

Para obter dezenas de toneladas de ouro, a corporação transnacional canadense Kinross Gold Corporation liberou, até 2010, mais de 300 mil toneladas de arsênio inorgânico das rochas da mina de ouro a céu aberto em Paracatu, uma cidade de 80 mil habitantes em Minas Gerais, Brasil. Nos próximos anos, a Kinross vai liberar cerca de 1 milhão de toneladas desse veneno terrível para a biosfera.

Um grama de arsênio inorgânico é suficiente para matar instantaneamente sete pessoas adultas, ou causar doenças crônicas como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e doença de Alzheimer se a exposição ocorre ao longo de anos ou décadas. A incidência de câncer, aborto e outras doenças têm aumentado significativamente em Paracatu desde que a Kinross iniciou suas atividades de mineração de ouro na cidade.

Não existe algo como uma ‘dose segura’ para uma substância que causa câncer, como arsênio. O arsênio liberado pela Kinross no ar, solo e água em Paracatu e região é bioacessível para milhões de seres vivos, incluindo pessoas no Brasil e no mundo. As incríveis quantidades de arsênio de Paracatu vão persistir no ambiente por centenas ou milhares de anos, causando mortes, sofrimento humano e pobreza de forma crônica e persistente.

O arsênio antropogênico está se acumulando em todo o mundo por causa de projetos desastrosos como a mineração de ouro da corporação transnacional canadense Kinross Gold Corporation em Paracatu. A Kinross obtém apoio financeiro e político do governo canadense. No Brasil, a Kinross obtém licenças para suas atividades de estatura genocida, através de corrupção, pagamentos facilitadores, chantagem e até mesmo assassinato. O povo de Paracatu e instituições como a Fundação Acangau, no Brasil, e a Halifax Initiative, no Canadá estão procurando desesperadamente a proibição das atividades genocidas da Kinross.

É preciso interromper as atividades genocidas da Kinross em Paracatu, sanear o ambiente contaminado, estabelecer monitoramentos perpétuos do ambiente e da saúde das pessoas, indenizar as vítimas e suas famílias, e implantar projetos e atividades que compensem as perdas sócio-econômicas e ambientais. O genocídio culposo da Kinross em Paracatu não gera processo criminal, mas gera a obrigação de indenizar.

Para obter mais informações, visite os seguintes sítios:

www.alertaparacatu.blogspot.com

Postado (Atualizado )