Entendi
Segurança para os moradores do Cosme Velho e para os turistas que visitam o Corcovado

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Luzia D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Luzia D.
começou essa petição para
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo

A Rua Cosme Velho recebe anualmente mais de dois milhões de turistas, além dos seus aproximadamente 8 mil moradores.

Apesar do enorme fluxo de pedestres e de ser a porta de entrada do maior monumento turístico do Brasil, o bairro encontra-se em total estado de abandono: não oferece nenhuma estrutura para receber com um mínimo de dignidade e segurança os turistas e os moradores.

O projeto de reurbanização aprovado pela prefeitura, que resolveria grande parte desses problemas, encontra-se engavetado pela prefeitura do Rio de Janeiro ha quase dois anos.

Enquanto isso, os grandes eventos se aproximam.

Essa situação é particularmente grave porque circulam pelo Cosme Velho, além dos milhares de turistas, centenas de crianças a caminho das muitas escolas da região (colégios Sion, São Vicente de Paulo, Albert Schweitzer e José de Alencar, além de inúmeras creches).

Por isso pedimos à Prefeitura do Rio de Janeiro, em caráter de urgência, medidas que tragam segurança imediata aos turistas e moradores do Cosme Velho, que constavam no projeto de urbanização que encontra-se engavetado, conforme abaixo listadas:

1. Alargamento e padronização das calçadas da Rua Cosme Velho em ambos os lados, principalmente no intervalo que vai da Bica da Rainha ao viaduto do Túnel Rebouças;

2. Implementação de medidas que diminuam a velocidade média dos veículos na Rua Cosme Velho, principalmente na curva da Bica da Rainha, mas também em frente à Praça São Judas Tadeu, na altura da Ladeira do Ascurra e na saída da alça do Túnel Rebouças, locais com alto índice de acidente e de atropelamento;

3. Artifícios que facilitem a travessia do pedestre na Rua Cosme Velho na altura do Largo do Boticário.

Acreditamos que essas medidas, aplicadas em caráter de urgência, trarão um MÍNIMO de conforto para os turistas e a imprescindível segurança aos pedestres do bairro, principalmente às crianças, e evitarão uma fatalidade maior, cada vez mais premente.

Postado (Atualizado )