By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Apoie a campanha pela lei da economia solidária no Brasil

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Rodrigo D. and may not represent the views of the Avaaz community.
Rodrigo D.
started this petition to

Atualmente as corporações possuem cerca de 99% das riquezas do mundo. Isto é, praticamente, a população mundial compartilha apenas 1% do que é produzido. As corporações estão no comando do nosso planeta querendo impor um estilo de vida, baseado no consumo e geração de lucro, através da exploração da natureza, dos animais e do ser humano. Como um país democrático somos levados a pensar - precisamos lutar por uma divisão mais justa e de maior responsabilidade sobre a vida das pessoas e do planeta.

A economia solidária é uma iniciativa justa que quer mudar a situação atual e tornar a economia mais próxima das necessidades das populações, levando em conta o bem-viver, o desenvolvimento que respeite o meio ambiente, através da cooperação e respeito. Para fortalecer esta proposta de desenvolvimento justo, sustentável, diverso e solidário, foi criada a Campanha pela Lei da Economia Solidária. O objetivo da Campanha é criar a primeira lei brasileira que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie as iniciativas da economia solidária, dando espaço para as pessoas poderem se organizar em cooperação, com justiça e preservação ambiental. Apoie!! http://cirandas.net/leidaecosol

A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.

O texto integral do Projeto de Lei está disponível no site http://cirandas.net/leidaecosol

Posted (Updated )