Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
Esta petição foi encerrada
Dejetos da dragagem da Baía de Guanabara (Bota-Fora) longe da costa

Dejetos da dragagem da Baía de Guanabara (Bota-Fora) longe da costa

Esta petição foi encerrada
638 assinaram. Vamos chegar a   1,000
638 Apoiadores

E B.
começou essa petição para
INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias),
SEA (Secretaria de Estado do Ambiente - RJ)
Vimos por meio desta pedir que o SEA (Secretaria de Estado do Ambiente - RJ), em conjunto com o INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), atendam as seguintes demandas relativas às operações de dragagem do fundo da Baía de Guanabara:

1) Até que estudos mais conclusivos sobre o melhor destino para os dejetos dragados fiquem completos, que o novo ponto para despejo seja no mínimo a 50m de profundidade, ao sul da linha de latitude -23° 6' 55.44" e sobre uma área já utilizada para despejo de material dragado no passado (ou seja, uma área já impactada).

2) Disponibilizem para acesso público, através da Internet, o movimento dos navios-draga envolvidos na operação, incluindo dados sobre quando e onde são abertas as cisternas que carregam o material dragado. Além disso, todos os dados e documentos relacionados aos diversos tipos de monitoramento (pré, durante e pós despejo) conduzidos pelos órgãos envolvidos devem ser disponibilizados para o público interessado.

3) Se comprometam em separar todo o lixo do material dragado e depositar esse lixo em terra.

Atualmente, o projeto Bota-Fora, sancionado pelo governo do Estado através da SEA (Secretaria de Estado do Ambiente - RJ), atualmente permite o despejo de todo lixo, lodo e metais pesados, acumulados no fundo da Baía de Guanabara durante décadas, na frente das praias oceânicas de Niterói.

Devido à sua proximidade da costa, os pontos utilizados até agora trouxeram danos substanciais e documentados à biota marinha, aos que vivem da pesca e aos que frequentam as praias oceânicas de Niterói.

Saiba mais em:
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/despejo-irregular-de-residuo-no-mar-afeta-area-preservada-em-niteroi-20101113.html
http://oglobo.globo.com/niteroi/poluicao-do-fundo-do-mar-em-niteroi-5154905
http://www.preserveassim.org/284/porque-itacoatiara-itaipuacu-e-outras-praias-da-regiao-oceanica-de-niteroi-estao-podres
http://www.youtube.com/watch?v=5Bg59j_KXh8

Esta petição conta com o apoio do Comitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga (CLIP), Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (SOAMI), Colônia de Pescadores de Itaipu (Z7) e da organização PreserveAssim.org

NOSSO MAR NÃO É LIXÃO!