Entendi

André B.
começou essa petição para
Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo
Segundo o portal da Prefeitura de São Paulo, a cidade gera cerca de 18 mil toneladas de lixo diariamente. Só de resíduos domiciliares são 10 mil toneladas por dia. E mais da metade são resíduos orgânicos.

O atual sistema de coleta e destinação envolve o transporte dos resíduos por grandes distâncias pelas vias públicas, poluição gerada pelos caminhões coletores, sobrecarga nos aterros e desperdício de matéria-prima.

A compostagem é a opção mais sustentável para o tratamento da parcela orgânica. Dessa forma, elaboramos algumas metas que gostaríamos que fossem incluídas no Programa de Metas do município.

1. Compostar 30% dos resíduos orgânicos gerados no município, até 2016, incentivando iniciativas locais e descentralizadas e a compostagem domiciliar;

2. Implantar pelo menos 1 Pátio de Compostagem por Subprefeitura, para resíduos de madeira, podas de árvores e capina – (LEI PAMPA - 14.723/2008);

3. Implantar o Programa Feira Limpa em todas as feiras livres da cidade;

4. Realizar uma campanha educativa/ano, com ampla divulgação, para redução no desperdício de alimentos

5. Implantar sistemas de compostagem em pelo menos 20% dos equipamentos públicos municipais (mercados, postos de saúde, parques e praças, por exemplo), integrados a hortas urbanas;

6. Implantar pátios de compostagem e/ou vermicompostagem, nas escolas municipais, transformando em adubo pelo menos 80% das sobras de cozinha e resíduos de jardinagem gerados no local;

7. Realizar compras públicas de composto orgânico produzido na cidade. Até 2016, 30% do adubo adquirido pela Prefeitura deve ser de composto orgânico produzido na cidade.

O Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo existe desde 2012 e tem discutido propostas para fazer da compostagem uma realidade na cidade. O grupo reúne instituições e pessoas que praticam a compostagem em seus projetos e, para enriquecer o debate sobre o tema, realizou o Seminário de Compostagem na Cidade de São Paulo: Gestão Adequada dos Resíduos Orgânicos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo em agosto de 2012.

Seu apoio nos ajudará a fortalecer a nossa solicitação de inclusão nas metas propostas no Programa de Metas da gestão da Prefeitura de São Paulo até 2016!

Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo

Instituições Participantes:
CeRSol - Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (USP)
Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da
Crisantempo Socioambiental
Instituto 5 Elementos
Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente
KMA – Korin Meio Ambiente
Menos Lixo – Projetos e Educação em Resíduos Sólidos
Morada da Floresta
Rede Nossa São Paulo
... e vários munícipes engajados.

Postado (Atualizado )