A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Fim do Voto Secreto de Deputados e Senadores

Por que isto é importante

Nós cidadãos brasileiros estamos cada vez mais empenhados em acabar com a corrupção em nosso país e para isso precisamos saber como votam os nossos deputados e senadores, por isso defendemos a instituição do Voto Aberto, que permitirá aos eleitores avaliar se as decisões dos seus representantes vão em direção ao interesse geral ou a interesses partidários ou pessoais.

Solicitamos a conclusão da votação de uma proposta de emenda constitucional que acaba com a instituição do voto secreto nas decisões do plenário. A PEC, já aprovada em primeiro turno na Câmara, estende a abolição do voto secreto para Assembleias Legislativas e Câmara de Vereadores. .

Uma proposta de emenda constitucional precisa ser votada em dois turnos nos plenários da Câmara e no Senado, e para ser aprovada são necessários os votos de pelo menos 308 deputados e 49 senadores. O desafio será garantir um quórum alto, por isso pedimos que os senhores compareçam à votação.

Sabemos que o Sr. Presidente da Câmara Marco Maia está relutante e alega que é melhor refazer o texto para preservar o voto secreto para algumas situações, como apreciação de veto presidencial e eleição para a Mesa Diretora, porém entendemos que o Voto deve ser Aberto para todas as situações. Nós que elegemos os senhores temos o direito de fiscalizar os votos dos nossos representantes. O voto secreto tem que ser uma prerrogativa só do eleitor, e não de seu representante.

Postado junho 8, 2012
Relatar isso como inapropriado