Entendi

50 Apoiadores

SOS S.
começou essa petição para
A sociedade Paraibana que precisa se unir e cobrar das autoridades públicas a efetivação desta importante área que abriga os últimos remanescentes de Caatinga virgem do sertão Paraibano. , Ao ICMBIO para que esse feito seja possível

Atualmente a Paraíba é um dos únicos Estados Nordestinos que não possuem um Parque Nacional (PARNA) em seu território. E sabendo da importância desse tipo de Unidade de Conservação para preservação dos ecossistemas, essa petição é uma ferramenta indispensável de mobilização social visando a criação do primeiro PARNA na Paraíba, o Parque Nacional da Serra do Teixeira/Pico do Jabre, que protegerá de forma integral toda a riqueza biológica e cênica encontradas nessa área onde predomina o bioma Caatinga e cerca de 800 ha de área conhecida como Brejo de Altitude (Mata Atlântica).

Levando também em consideração que os esforços para criação já foram iniciados e através do processo 02016.002092/2003-70 a SOS Sertão, ONG situada na cidade de Patos/PB que objetiva o desenvolvimento sustentável no Sertão e preservação da Caatinga, luta a quase 10 anos para transformar parte da área conhecida como Serra do Teixeira em um Parque Nacional.
O Parque terá abrangência de 60.000 ha atingindo áreas de aproximadamente de 15 municípios Paraibanos.

Em pesquisa realizada pela a Associação Plantas do Nordeste APNE com apoio da TNC em 2009 com o intuito da criação do PARNA, foram inventariadas as espécies encontradas dentro do perímetro, comprovando assim, a riqueza biológica e a importância da conservação dessa área. Encontrou-se imensa variedade de espécies animais e vegetais. Registradas 174 espécies de aves; 22 espécies de répteis; 17 de anfíbios; e 24 espécies de mamíferos. O levantamento fitosociológico revelou 265 espécies das quais 24 são endêmicas da Caatinga as outras pertencentes ao Cerrado e a Mata Atlântica. Isso prova o quão biodiversa é essa área e a importância em preservá-la.

Além das riquezas biológicas ainda podemos citar as belezas cênicas. Com vários locais que oferecem paisagens belíssimas, como: cachoeiras, corredeiras, piscinas naturais em rochas, morros pedregosos, o próprio Pico do Jabre, e a Pedra do Tendó de onde se pode ter uma das mais belas visões de toda a Caatinga Nordestina, nisso a região da Serra do Teixeira revela seu potencial para o desenvolvimento do Ecoturismo, além de possibilitar a prática de alguns esportes radicais e trilhas.

Além disso, o PARNA proporcionará o aumento das pesquisas científicas na região, pois várias universidades federais, estaduais e particulares estão instaladas nas cidades circunvizinhas a exemplo da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande, a aproximadamente 15 km da área idealizada para o Parque, que conta com os cursos de: Biologia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, dentre outros que estão diretamente relacionados ao meio ambiente e que também podem desenvolver essas pesquisas. A Caatinga ainda é carente de pesquisas científicas e essas são de suma importância para traçar estratégias de preservação para o Bioma.

Apresentados esses pontos fortes para a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, viemos pedir sua participação com sua assinatura para que isso seja possível, colabore conosco para alcançarmos esse objetivo e preservar essa importante área do Estado da Paraíba, tornando realidade os benefícios da criação do PARNA contribuindo assim de maneira geral e abrangente na preservação do bioma Caatinga que a muito é ameaçado pela exploração indevida de seus ecossistemas.

Junte-se a nós adote essa campanha, mobilize-se, a Caatinga precisa da sua ajuda e a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira/Pico do Jabre/PB é a forma de preservá-la para futuras gerações. Torne-se responsável por esse feito e garanta às gerações futuras o direito ao meio ambiente preservado!

Agora está em nossas mãos a responsabilidade de criar o Parque Nacional da Serra do Teixeira/Pico do Jabre, para mais detalhes solicite informações através do E-mail: sossertao@gmail.com. Precisamos proteger essa área o mais rápido possível, assine a nossa petição e colabore você também para que isso se torne realidade.

Postado (Atualizado )