Entendi
Exija responsabilização ao Testosterona e à MTV por incitar o estupro

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Lívia L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Lívia L.
começou essa petição para
Aparecida Gonçalves, secretária de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

O Testosterona, blog da MTV que está entre os mais acessados do Brasil, tem continuamente disseminado discurso degradante e ofensivo às mulheres.

Sob o pretexto de se tratar de um blog de humor, o conteúdo publicado propõe cotidianamente e com naturalidade o sexo sem consentimento da parceira, a submissão da mulher e a defesa da alegada inferioridade do gênero feminino.

A postagem mais emblemática da ideologia travestida de humor disseminada pelo blog, denunciada semana passada ao Ministério Público, foi publicada em 2010 por seu autor Eduardo Mendes. Trata-se de um vídeo que ensina como o homem deve agir para conseguir fazer sexo anal com sua namorada, contra a vontade dela: "apague ela com um tijolo", diz o narrador, enquanto a cena mostra um homem atingindo sua namorada na cabeça, por trás. A cena seguinte mostra o homem na cama com a mulher ao lado, desacordada - "HAHAHAH ela não está rindo agora, está Billy?", diz o narrador.
Pra finalizar, o vídeo explica aos milhares de visitantes do blog, de todas as idades, porque o sexo anal é melhor: "porque é mais degradante para as mulheres".

A resposta do autor à mobilização de milhares de internautas contra o vídeo e o conteúdo discriminatório do blog de maneira geral têm, consistentemente, seguido a mesma linha ideológica: "Não sou machista. Machismo é burrice, e burrice é coisa de mulher.", é a descrição do perfil oficial do Testosterona no twitter.

Não são somente os críticos do Testosterona que não achm graça na incitação à violência: aos próprios leitores parece não ficar clara a linha que separa o humor do discurso de ódio. Sob o pseudônimo de "Silvio Koerich", os leitores e comentaristas assíduos do blog Marcelo Valle Silveira Mello e Emerson Eduardo Rodrigues que, inclusive, contribuíram com conteúdos publicados pelo autor do Testosterona (recebendo os devidos agradecimentos públicos no blog), foram presos recentemente, por fazerem apologia à violência, sobretudo contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus, além da incitação do abuso sexual de menores. Eles foram também apoiadores do Massacre do Realengo, crime praticado por um atirador em uma escola na cidade do Rio de Janeiro em 2011.

A prisão destes criminosos mostra que, ao contrário do que podem imaginar Eduardo Mendes e seus seguidores, o humor não está acima da lei: apologia ao estupro e disseminação de discurso de ódio são crimes previstos na Constituição, com ou sem risada no final. E os autores destes crimes devem ser responsabilizados.

Eduardo Mendes, ao saber da prisão dos que assinavam como "Silvio Koerich" em seu blog, deletou as publicações do Testosterona que faziam referência a esse pseudônimo, sem nenhuma explicação. Repetiu o mesmo procedimento de "queima de arquivo" quando foi feita uma denúncia formal ao Ministério Público, na última semana, referente ao vídeo de apologia ao estupro: este foi rapidamente deletado do blog, sem qualquer retratação pública. Aos milhões de visitantes (repito: de todas as idades) expostos ao conteúdo, não foi esclarecido o motivo da exclusão do vídeo, que continua disponível no Youtube com o selo do Testosterona.

NÃO É SUFICIENTE!

Pedimos que o autor do blog e a MTV sejam responsabilizados pelos conteúdos expostos aos milhões de internautas que acessaram o site no período de quase dois anos em que o vídeo ficou disponível; que o blog seja retirado do ar até que haja uma retratação pública por parte do autor e da MTV; e que haja comprometimento por parte de ambos de que o blog não mais disseminará preconceito de gênero, apologia à violência e degradação da mulher.

Mais informações:

Postado (Atualizado )