Entendi
Vitória
Esta petição foi encerrada
O Projeto Resgate não vai parar!

Vitória
Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Lucia X.
começou essa petição para
Ministério da Cultura Brasileiro
A nossa força venceu! O Projeto Resgate não vai parar! Um viva para todos as 602 pessoas que nos ajudaram a manter essa importante ferramenta para o conhecimento da História do Brasil!

O Projeto Resgate de Documentação Barão do Rio Branco cataloga, descreve e digitaliza documentos históricos relacionados ao período colonial do Brasil. Esses documentos estão em diversos países europeus, principalmente Portugal, Espanha e Holanda. Durante os seus cinco anos de existência, muita documentação histórica já foi descrita e colocada à disposição de pesquisadores e interessados brasileiros e estrangeiros. Para uma descrição geral do material já catalogado pelo Projeto Resgate, ver http://bndigital.bn.br/redememoria/conresgate.html.

Porém ainda há muito material a ser descrito e descoberto, como mostram os resultados do Projeto Resgate na Holanda, mas não somente eles. Atualmente, os responsáveis pelo Projeto Resgate no Ministério da Cultura estão resolvendo problemas jurídicos e burocráticos para poderem dar continuidade ao Projeto. Esperamos que esses problemas sejam resolvidos brevemente e que logo haja novamente financiamento disponível para o avanço da pesquisa nos diversos arquivos europeus.

Aliás, os resultados do Projeto Resgate na Holanda são publicados em catálogos bilingues que compõe a série Mauritiana, atualmente com quatro volumes já publicados e o quinto em preparação para publicação em breve. Trata-se de uma documentação de dificil acesso a brasileiros não só por estarem na Holanda, mas devido ao idioma. Os catálogos bilingues e as reproduções digitais ou em microfilme rompem com essa barreira, tornando tal documentação acessível a brasileiros.

A documentação descrita e ainda não descrita têm servido de base para teses de mestrado e doutoramento e publicações de interessados, dentro e fora do Brasil, como o livro eletronico "O Siara na Rota dos Neerlandeses", disponível em http://www.bookess.com/read/14473-o-siara-na-rota-dos-neerlandeses/. O editor do livro é um brasileiro interessado no assunto.

Postado (Atualizado )