Entendi
Pela urgente revitalização da Praça Castro Alves (Bomba do Hemetério)!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Jefte A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Jefte A.
começou essa petição para
Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio (PSB)
A NECESSIDADE DA PRAÇA - localizada na Rua Chã da Alegria, em perímetro central que corta o bairro, a "Praça Castro Alves" - conhecida popularmente como Largo da Bomba - constitui o palco principal dos eventos locais e referência artística da Bomba do Hemetério (típico bairro das periferias brasileiras, com seus cenário de contingências e desigualdades, mas com uma imensa força solidária e incrível potencial cultural - que o coloca como um dos focos e promessas da Economia Criativa na cidade do Recife/PE). O bairro não conta com nenhuma praça com uma estrutura condizente com o título, e a Praça Castro Alves, em específico, precisa de revitalização para, além de fornecer o lazer que é direito, manter vivos importantes eventos para o desenvolvimento cultural e geração de renda locais, como o Cortejo de Carnaval, a Bombarte (Feira de Cultura, Gastronomia e Arte), o Arraial Seu Hemetério, o Auto de Natal e muitos outros.

O LOCAL - A Bomba do Hemetério é conhecida nacionalmente por sua riqueza e diversidade artística, reunindo agremiações carnavalescas centenárias, grupos artísticos, mestres de tradição e brincantes da cultura popular.

Nos últimos 4 anos e meio, o bairro passou por um intenso processo de fortalecimento e organização do território, a partir de ações e projetos impulsionados pelo Programa de Desenvolvimento Local Bombando Cidadania - que contou com apoio privado (Instituto Walmart), público (Ministério do Turismo, Empetur e Prefeitura do Recife), parcerias técnicas (Sebrae, IADH, FGF, AE, Auçuba, entre outras) e envolvimento da comunidade (Redel, Universidart, artistas, atrativos locais) gerando resultados expressivos na melhoria das condições de vida local.

União entre diferentes grupos e segmentos culturais, maior qualificação e diversificação de suas atividades, construção de produtos culturais e turísticos estruturadores e de caráter coletivo, articulação com o setor público e mercado, empreendedorismo coletivo, fortalecimento da comunicação comunitária e aumento da consciência ambiental são alguns dos benefícios da atual dinâmica de transformação do território.

Apesar dos avanços alcançados, ainda existem grandes desafios a serem enfrentados para a sustentabilidade das ações, com destaque para a melhoria da infraestrutura do bairro, visando ao desenvolvimento cultural e turístico do Polo da Bomba.

Diante desse contexto, e com o aumento gradativo de visitações turísticas à região, é fundamental o investimento do poder municipal na reforma de equipamentos públicos que atuem como catalizadores da energia sociocultural produzida na região.

Minuta da Mobilização: https://docs.google.com/document/d/16_dK38f936NyGa-vryqil_vVEpA-ZYJOdRcQoqv-oTM/pub
Postado (Atualizado )