Entendi
Restaurar as estações ferroviárias ao longo da via férrea que liga Montes Claros a Monte Azul, no Norte de Minas

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Minervino M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Minervino M.
começou essa petição para
Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico Ministério Público Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÍstico Nacional (IPHAN(, Secretaria de Patrimônio Da União (SPU), Prefeituras de: Montes Claros, Capitão Enéas, Janaúba, No
Houve um tempo em que o chamado "Trem do Sertão" cruzava a linha férrea que liga Montes Claros a Monte Azul. Por ter sido um meio de transporte barato, facilitava o deslocamento de milhares de pessoas dentro desse percurso, promovendo o comércio, o serviço, além de ter propiciado também uma grande integração social e cultural entre as populações interligadas. Infelizmente, o "Trem do Sertão" foi extinto em 1996, mas restaram-se as estaçõezinhas que ao longo da estrada de ferro foram erigidas. Essas estações adquiriram uma importância preponderante com alto valor histórico e afetivo para as populações à margem da via férrea e mesmo para quem já morou em suas imediações ou já passou por elas em viagens pelo trem. Todavia, essas construções, ao longo do tempo, foram abandonadas e têm sido alvo de depredação e intempéries. Elas fazem parte do patrimônio público e, se restauradas, poderiam ter utilidade para as comunidades a que pertencem como espaços de convívio social, de cultura, de lazer.

Postado (Atualizado )