Entendi
Vitória
Esta petição foi encerrada
A proteção dos gatos e gatas do Shopping Nova Olaria está garantida!

Vitória
Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Eliege F.
começou essa petição para
Shopping Nova Olaria
A nossa mobilização teve resultado e os gatinhos que circulam pelo Shopping Nova Olaria (Rua Gal. Lima e Silva, 776, Cidade Baixa, Porto Alegre) estão mais protegidos, após terem sido ameaçados e um deles ter sido morto na área do estacionamento. Com o fundamental apoio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA/Porto Alegre) a nossa mobilização obteve a confirmação dos sócios-proprietários majoritários de que:
1) Vão construir um gatil simples no local onde os felinos escolheram para conviver, que fica nos fundos do estacionamento do Shopping;
2) Enquanto o gatil/dormitório não estiver montado, a alimentação e a dessedentação dos animais fica por conta dos protetores, mas após a conclusão da obra, funcionários do condomínio do Shopping ficarão encarregados; os protetores continuarão com a função de fiscalizar e supervisionar a situação dos animais;
3) Vão também contribuir para a realização e divulgação de uma campanha da SEDA de educação ambiental dirigida aos lojistas, clientes e comunidade, com vistas à boa convivência com os gatos, conhecimentos sobre a espécie, arrecadação de ração, incentivo à adoção responsável, difusão da Lei Estadual 13.193/2009 sobre os animais comunitários (aqueles que não têm proprietário identificado, mas que são tutelados pelo Estado) e da Lei Federal 9.605 Art. 32 (crime ambiental, que pune os maus tratos);
4) A SEDA assumiu a responsabilidade pela castração, vacinação, desvermifugação, medicação, etc., enfim, todo o cuidado médico necessário até os animais serem adotados.

Manifestamos a nossa renovada gratidão aos signatários deste documento, o qual foi entregue aos responsáveis pelo Shopping Nova Olaria e à Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA Porto Alegre). Continuaremos atentos para que os termos do que foi assumido com a SEDA e conosco pelo Shopping Nova Olaria seja cumprido e estamos prontos a nos mobilizar novamente se for preciso. Manteremos todos informados. Muito obrigado!

Os gatos que circulam nos fundos do Shopping Nova Olaria (Rua Gal. Lima e Silva, 776, Cidade Baixa, Porto Alegre) são atraídos pelo cheiro dos restaurantes e pelo abundante lixo orgânico, em busca de comida. Alguns protetores oferecem ração e água aos felinos, diariamente, há oito meses. Já solicitamos o apoio dos responsáveis pelo Shopping para alimentar, realizar a castração e encaminhar os animais à adoção, mas sem sucesso, até o momento. Após ameaças de envenenamento, uma morte aconteceu, dia 10 de fevereiro de 2014, quando um gatinho foi morto à pedradas nos fundos do estacionamento. Registramos ocorrência na 1ª. Delegacia de Polícia Civil, baseados na Lei 9.605 de 12/02/1998, que determina para os maus-tratos, ferimento, mutilação de animais domésticos ou domesticados (dentre outros) a pena de prisão e multa, assim como aumento da pena se ocorre a morte do animal. Diante do temor de novas mortes, pedimos aos responsáveis pelo Shopping Nova Olaria que:

1) protejam os animais de qualquer tipo de violência;

2) providenciem a esterilização dos animais e uma campanha de adoção para os mesmos, com documentação das adoções;

3) Que o shopping cuide dos gatos que não forem adotados com um pouco de ração e água, todos os dias.

4) caso os cerca de dez gatos que transitam no estacionamento do shopping sejam encaminhados a alguém ou alguma entidade, que seja feita a documentação, com assinatura de veterinário responsável, e comunicação com antecedência aos signatários deste abaixo-assinado, os Amigos e Amigas dos Gatos do Olaria (Gatolaria), para que se possa fiscalizar o seu real destino. Não queremos que eles sejam abandonados em qualquer lugar.

Manifestamos a nossa gratidão aos signatários desta petição e, aproveitamos para enfatizar o fundamental papel deste exercício de cidadania pedindo que as pessoas assinem com o nome completo.

Postado (Atualizado )